Há dança contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane
Há dança contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane
O Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane (CCU-UEM), acolhe no próximo dia 26 de Julho, a última sessão do Festival de Dança Contemporânea (FESTCOM) que vem decorrendo desde Maio último.
A cerimónia de encerramento da segunda edição do festival está a ser preparada ao mínimo detalhe e terá para além da dança, moda, gastronomia e outras manifestações artísticas.
Calisto Manhique, produtor do festival, afirma que ao longo dos dias em que decorreu, o evento movimento bailarinos, estudantes, alunos e comunidades dos bairros. “ O FESTCOM esteve dividido em três fases. A primeira consistiu na realização de palestras nas comunidades e escolas secundárias. A segunda fase foi de aulas práticas e workshops envolvendo professores de dança, comunidade e os estudantes. E a terceira e última fase é a da performance, na qual demonstramos os resultados finais através das actuações”.
Para o dia 26 de Julho está prevista uma actuação ao vivo, exibição da peça teatral, poesia que vai juntar artistas conceituados e principiantes. “Vamos ter momentos de diversa animação com exposições a acontecerem em frente ao Centro Cultural Universitário e no jardim. Na mostra existirá um espaço para a gastronomia, com comida de todo Moçambique e além-fronteiras”.
A moda vai marcar presença, estando a cargo dos estilistas renomados Feliciano da Câmara e de Mertina Fumo. Um aconselhamento sobre a saúde será feito pela Kosmoz.
O concerto musical estará a cargo da banda Ulongomaly que na língua Maconde significa “Terra é Riqueza”. A banda vai tocar ritmosAfro-Fusion misturando com os de Moçambique.
Doçura Doce, jovem declamadora, vai ocupar-se da poesia, lendo textos de vários escritores nacionais.
Calisto manhique afirma pretenderem com o FESTCOM “enaltecer e preservar a cultura moçambicana com a realização de actividades culturais, intercâmbios culturais, formações culturais e académicas com cidadãos moçambicanos em especial os adolescentes jovens. O FESTCOM não é só um festival de dança contemporânea, é a possibilidade de reunir mentes para a concepção de criações artística. Esta iniciativa veio para dar maior visibilidade a estas manifestações”
A iniciativa FESTCOM é trazida pelaAssociação Kutlhanga em colaboração com a Associação MOZLABEL. Os parceiros são: Centro cultural Universitário CCU-UEM, Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD), AMODEFA, Teatro Avenida e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM). O festival tem apoio do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).